Entenda melhor o que é desabafar e reclamar, como não desabafar com pessoas erradas, aquela diferença sutil entre reclamar e comentar e muito mais, com dicas preciosas para tirar esse peso da sua vida e dos que te acompanham.
Entenda a diferença entre desabafar e reclamar
Você já reparou que muitas pessoas confundem os conceitos de desabafar e reclamar? Ou ainda pior… a diferença entre reclamar e comentar. Se isso já aconteceu com você, saiba que é muito mais comum do que imagina. Isso porque em ambos os casos, a pessoa só fala do tema que incomoda.
Isso leva à necessidade de entender a diferença entre reclamar e questionar, afinal, um pode ser muito mais construtivo do que o outro – você sabe qual é? Veja qual é a diferença entre essas ações, além de como elas interferem na sua vida.
Conceitos de desabafar e reclamar
Desabafar é conceituado como o ato de tirar algo que te abafa ou tornar-se livre. Por outro lado, reclamar é queixar-se e opor-se verbalmente a algum tópico. Comentar por sua vez, é fazer alguma observação sobre algo e questionar significa buscar compreender.
Claro que tudo vai depender de tom, concorda? Se você questiona de forma genuína, tende a encontrar respostas e soluções. Por outro lado, a ironia ao perguntar leva ao distanciamento. O mesmo acontece com o comentar, que será interpretado à luz do momento vivido.
Quando se trata da diferença entre reclamar, comentar, desabafar ou questionar, o desabafar é uma experiência muito mais proveitosa. Todos estão relacionados às perspectivas enraizadas que todas as pessoas têm, mas quando você desabafa, de forma honesta, a solução pode ser mais certeira. A gente explica melhor cada um logo abaixo.
Como isso te afeta e também ao outro
Ao reclamar, é comum que a pessoa se queixe da situação e foque toda a sua energia no problema em si. Dessa maneira, ela vê a questão que a incomoda como algo muito maior do que realmente é, maximizando o problema. Ao fazer isso, ela consome não só a ela mesma, mas também a pessoa que a escuta. Consequentemente, gera a potencialização de algo negativo.
Assim, quem apenas reclama não tenta pensar em uma solução para a questão, entrando em um ciclo de negatividade e desesperança. Isso acontece com a maioria das pessoas e é natural, não precisa se culpar por reclamar!
O importante é que você se treine para identificar quando está reclamando demais sobre um assunto, sem tentar buscar uma solução para ele.
O desabafo é feito com ponderação, analisando seus sentimentos e pensamentos. Consequentemente, isso leva a um alívio ou solução diante da situação, mesmo que pareça complicada. Isso porque o ato de desabafar consiste em tirar um peso de si, ao contrário da reclamação que acrescenta mais peso sobre seus ombros.
Em um desabafo você poderá entender melhor a situação, examinando as reações emocionais derivadas desse problema. Isso também vai facilitar na busca pela solução, ao fixar a mente em alternativas e não na situação de fato. Claro que essas são somente algumas das vantagens, vale falar também de quem está do outro lado ouvindo, né?
Diferença entre reclamar e comentar
Você já sabe o que significa reclamar – provavelmente até na prática… então o que seria esse tal ‘fazer um comentário’? Muitas pessoas gostam de esconder críticas em comentários aparentemente inocentes, mas isso não é saudável para as relações.
Seja para a própria pessoa ou com o grupo – que podemos chamar de fofoca – o comentário pode levar a interpretações erradas, causando ainda mais conflito. Se for para tecer um comentário construtivo, o faça da forma mais adequada, somente com a pessoa e utilizando a empatia como principal ferramenta.
Diferença entre reclamar e questionar
Se você só reclamar, apontando defeitos, de forma enfática e negativa, provavelmente não terá bons resultados a curto prazo e certamente terá efeitos negativos a longo prazo. Entre eles, o afastamento do outro, má impressão sobre seu método de comunicação e trabalho, além da fama de alguém que só sabe reclamar, ao invés de questionar.
Por outro lado, se você parar de reclamar e questionar mais, a comunicação pode ficar mais fluida e positiva. Afinal, você está mostrando que tem interesse em entender a situação, fazer o seu melhor. Bem diferente de apenas uma reclamação vazia e negativa. Claro que isso vai depender do tom utilizado, então é importante ter atenção a isso também, ok?
Veja também: 9 dicas para compartilhar ideias da forma certa e ser ouvida
Como deixar de reclamar e viver mais leve
Esforço, repetição, treinamento e paciência. Reclamar é um hábito, quase um modo de fazer as coisas. Da mesma forma que você tem uma forma própria para calçar um sapato, que já é inconsciente, a reclamação também entra na rotina de forma imperceptível. Veja então os passos para deixar de reclamar:
- Tenha consciência: perceber o momento no qual a reclamação aparece é o primeiro passo para parar – e olha que não é tão simples quanto parece, então atenção o que fala;
- Evite murmurar: não apenas a reclamação explícita alimenta esse ciclo, mas também o murmúrio – aquela reclamaçãozinha que a gente faz baixinho, meio que para dentro, sabe?
- Estude novas formas de comunicação: tem muito material incrível disponível por aí, ensinando novas formas de se comunicar. Leia muito e pratique todos os dias;
- Tenha paciência e persistência: não vale reclamar consigo por não estar conseguindo, depois de fazer uma reclamação hein! Paciência e carinho consigo são fundamentais, da mesma forma que a persistência.
Se você quer ajudar alguém deixar de reclamar, então dá uma olhada nesse vídeo maravilhoso da querida Monja Coen:
Desabafar é necessário, saiba a diferença!
Como no ato de reclamar, o pensamento está focado na situação e não nas suas reações diante da situação, não é possível se chegar a uma solução. Enquanto isso, processando suas reações ao desabafar, você poderá construir um caminho para entender melhor as suas reações emocionais.
Outra vantagem do desabafo é que nele você também pode eliminar o estresse e a raiva. Por exemplo, ao verbalizar o que te incomoda na situação ou algo que você gostaria que fosse diferente.
Em outras palavras, há muita diferença entre reclamação e desabafo. Desabafar é mais saudável para você e para quem ouve! Sendo assim, é importante procurar cada vez mais entender as reações emocionais geradas por uma situação, ao invés de focar apenas no problema em si.
Lembre-se que, da mesma forma que suas emoções são importantes, também são as do seu ouvinte. Então, sempre procure focar mais em coisas que são benéficas para você e para os outros, fazendo da sua comunicação uma poderosa ferramenta de crescimento e empatia.
Pingback: 7 sinais de que você precisa desabafar urgente - Fala Mulher!