A história de Oprah Winfrey é uma inspiração para todas mulheres
Sem o apoio do pai, abusada pelos tios e primos e tendo sua mãe trabalhando por dez, para sustentá-la, Oprah Winfrey deu a volta por cima. Além de criar sua própria realidade, ela também está abrindo caminho para que outras mulheres possam crescer. Conheça essa diva maravilhosa e inspire-se!
Infância e adolescência conturbadas
Sua mãe, Vernita Gail Lee, engravidou ainda na adolescência. Seu pai trabalhava nas forças armadas e não queria assumir a filha. Foi então que Vernita se mudou para outra cidade, onde sua mãe morava. Assim, tinha que trabalhar o dia todo para sustentar Oprah e quem cuidava da pequena era a avó. Rígida e devota, a avó ensinou Oprah a escrever antes dos 5 anos e sempre a levava para a igreja, onde esbanjava talento recitando versos bíblicos.
Porém, Vernita conseguiu um trabalho melhor em outra cidade, levando a filha. Infelizmente, ela tinha que passar o dia sozinha, até que seu tio e primos se mudaram para lá. Foi quando ela viveu seu primeiro inferno. Estuprada por todos durante anos, ela não aguentou e fugiu aos 13 anos. Morando com a família de uma amiga, ela se apaixonou por um rapaz de 18 anos e engravidou.
Ele não queria o filho e chegou a ser violento com ela, mas Oprah manteve o bebê. Aos 7 meses de gestação, ela deu a luz ao seu filho, mas ele não resistiu. Desde então, ela decidiu que não teria mais filhos e cumpre essa palavra até hoje. Assim que terminou o ensino médio, recebeu uma bolsa de estudos para a faculdade e começou a cursar comunicação televisiva.
Inicio da carreira de Oprah Winfrey
Seu primeiro trabalho foi ainda durante a faculdade, lendo as notícias numa rádio local. Foi então que seu talento não passou despercebido e ela se tornou a primeira âncora negra do jornal de Nashville. Recebeu uma proposta melhor em outra cidade e não pensou duas vezes para aceitar. Começou a trabalhar como repórter e apresentadora de programas de palco.
Seu sucesso foi tão grande, que ela passou a ter mais tempo e em seguida, o programa passou a se chamar Oprah Winfrey Show. Foram 25 anos de sucesso absoluto nesse formato, investindo também em filmes, revistas e outros projetos. Com muita garra e seriedade, ela se tornou uma referência quando a palavra é sucesso. Veja alguns feitos da Oprah:
- 20 indicações ao Emmy, vencendo a metade delas;
- Indicações ao Globo de Ouro e Oscar;
- Criação do seu próprio canal OWN;
- Primeira mulher negra a entrar na lista de bilionários da Forbes;
- Sua fortuna está contabilizada em mais de 3 bilhões de dólares;
- Uma das 20 pessoas mais influentes do século, segundo a Forbes;
- Cuida de vários projetos sociais, em especial um na África, onde ela tem 170 filhas, sob seu olhar.
Certamente, uma tremenda volta por cima. Hoje, Oprah Winfrey continua trabalhando ativamente, em união estável com seu parceiro de décadas e cuidando dos seus projetos sociais. Claro que também continua deixando suas sementes de luz e esperança pelo mundo, como essa daqui:
“Eu tenho certeza que o que focamos é no que nos tornamos. Transforme-se na mudança que você deseja ver – essas são palavras em que baseio a minha vida”.