Pular para o conteúdo
Início » Relacionamento » Sororidade na família: 7 formas de praticar

Sororidade na família: 7 formas de praticar

7 dicas para aplicar sororidade na família

Sabia que tem aplicar a sororidade na família? Mas primeiro de tudo, vamos entender melhor o que ela é. Em seguida, as 7 dicas de ouro para aplicar dentro da sua casa. Afinal, não tem lugar melhor para praticar a empatia e apoiar quem está em volta, certo?

O que é e como praticar

A palavra fraternidade é bem comum e aceita com naturalidade, representando a irmandade (cumplicidade) entre homens. Frater vem do latim, que significa irmão, da mesma forma que Soror significa irmã. E foi daí que surgiu o termo sororidade, uma irmandade entre mulheres.

Mas você sabe o que é essa tal sororidade? De forma mais simplista, ela o apoio mútuo entre mulheres, uma forma de tratar, cuidar, ouvir… é ter empatia pela outra. Aliás, mais do que isso, é se reconhecer – as dificuldades, as dores, as alegrias – na outra, como alguém que passa pelas mesmas barreiras que você, mesmo tendo ideias diferentes.

Ela pode ser aplicada no trabalho, com as amigas e principalmente, dentro de casa. Sim, já pensou em praticar sororidade com suas irmãs, primas, avós… sua mãe? Veja como fazer isso com essas dicas práticas:

1. Não julgue precipitadamente

Apoiar está relacionado a entender o que é diferente. Nem sempre as pessoas vão ter as mesmas ideias que você, isso não significa que não mereçam seu incentivo.

Além disso, você não sabe tudo o que acontece na vida de uma pessoa, mesmo que morando na mesma casa. Tente não julgar e sim compreender, com a mente – e braços – abertos.

2. Dê atenção ao que ela fala

Sororidade na família

Uhum… tá bom. Tem coisa mais irritante do que falar com alguém que não está te ouvindo? Evite dar respostas automáticas e passe a ouvir de fato o que estão falando com você.

Pode parecer uma trivialidade do dia a dia, mas até essas falam muito sobre o estado de espírito ou até mesmo coisas importantes da rotina. Escute mais e mostre que o outro é importante também.

3. Estimule e apoie os projetos

Seja a ideia de algum tipo de arte (pintura, bordado), negócio ou até mesmo uma festa, dê apoio à sua familiar. As vezes, ela só precisa ouvir um incentivo, um elogio e já vai se sentir muito mais disposta a realizar.

E isso independe de idade… apoie os projetos das meninas e, claro, das irmãs, mães, tias e todas que decidirem fazer alguma mudança positiva.

4. Sororidade na família é o oposto de rivalidade

Já deu o que tinha que dar essa ideia de que mulher é inimiga de outra mulher! Essa é uma ideia plantada há gerações, a fim de manter o controle sobre o feminino.

Conhece a expressão “dividir para conquistar”? Fuja dessa ideia de que existe uma rivalidade inerente ao feminino, pois não é verdade. Elogie, incentive e apoie as mulheres da sua vida.

5. Fuja do convencional na hora de educar/falar

aplicar sororidade

Isso não é coisa de menina! Vamos lá, já deu também… a garotinha criada para cuidar da casinha e das bonecas tende a ser engolida pelo mundo real, quando crescer.

Prepare suas meninas para serem independentes, amorosas, realizadas com o que elas são. Deixe as críticas vazias de lado e elogie mais, formando personalidades mais seguras e felizes.

6. Crie o dia das garotas – de uma forma diferente

Algumas famílias gostam de fazer o dia das garotas, o que é super legal. Mas que tal se, ao invés de jogar conversa fora, vocês fizerem todos os rituais de beleza e diversão, com pausas para um bom debate?

Uma ideia interessante é pegar alguma história contada no livro Mulheres que Correm com os Lobos e discutir. Ou alguma reportagem recente e abrir a roda de conversa. Acredite, vai dar o que falar!

7. Compartilhe o que sabe

Se você tem alguma habilidade que pode ajudar as outras mulheres da família, compartilhe o conhecimento! Assim, você vai ajudar no desenvolvimento de todos. E isso certamente vai retornar para você, em forma de felicidade, prosperidade e amor.

Entenda e respeite o masculino também, ajudando a todos, sempre que possível. E é claro, tenha empatia e procure se colocar no lugar do outro, para que assim, todas possam viver com mais leveza e sucesso.

1 comentário em “Sororidade na família: 7 formas de praticar”

  1. Pingback: Antes só que mal acompanhada: como ser feliz sozinha - Fala Mulher!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *