As vezes tudo o que a gente precisa é de um ombro amigo para desabafar, mas como saber que é esse o problema? A vida é cheia de distrações, fazendo com que olhemos para fora, esquecendo de nos reconectar e nos perceber. Pode ser que você precise desabafar urgente, mas não tenha percebido ainda… veja então esses sinais típicos e se realinhe.
Será que você já saturou e precisa desabafar? Conheça os sinais
Cada pessoa tem o seu limite de carga e precisa desabafar em algum momento. Algumas suportam mais, outras menos. Mas o pior é quando não existe uma válvula de escape. Então, toda a tensão vai se acumulando, gerando uma série de problemas. Além disso, também pode ter impacto na saúde física, por somatização.
Desde estresse, ansiedade ou até mesmo problemas gastrointestinais e cardiovasculares, são mais comuns. Porém, é importante lembrar que não há nada melhor para entender o que está passando do que consultar um psicólogo de confiança, pois vários sinais podem indicar outras condições também.
As vezes, um café com as amigas pode ajudar muito, outras é preciso fazer uma análise mais profunda. Nesse artigo, vamos te mostrar aqueles sinais, inclusive os mais sutis, de que você precisa desabafar o quanto antes. Veja quais são.
1. Desabafar ou desabar
Seu nível de energia anda baixíssimo, complicado até mesmo para sair da cama de manhã. Da mesma forma, as atividades do dia a dia são feitas sem a menor vontade.
O cansaço depois de um dia cheio é normal, mas já acordar sem ânimo para nada, é um forte indicador que que algo não está bem.
2. Mau humor e irritação constante
Também a falta de paciência pode estar muito presente. Se isso está acontecendo, é um sinal importantíssimo.
Claro que isso pode ser uma questão de hábito – sim, criamos o hábito de reclamar e gostamos disso! – então cabe aí uma análise conjunta com os outros fatores citados, para ver se é realmente esse o problema.
3. Não ter prazer nas atividades
Coisas que antes te motivavam e você fazia com a maior alegria, passaram a ser indiferentes. É como se a vida perdesse a cor e a graça.
Já começa o dia fazendo tudo no automático e parece que nada mais encanta, como se o coração tivesse se esvaziado.
4. Se afastar de pessoas queridas
Por mais que pareça paradoxo, quando você mais precisa desabafar, acaba se afastando que quem te escuta. Isso porque o isolamento parece mais relaxante, assim como o silêncio.
5. Suas atividades estão com certo ‘desleixo’
Falta ou atrasa a encontros, esquece atividades, deixa algumas coisas por fazer… finalização então! Um problema.
Se você sempre teve uma personalidade organizada e começou a ficar assim, é um forte sinal. Porém, se a rotina sempre foi meio alternativa, mas você vem notando um agravamento da situação – por exemplo, uma mesa que nunca fica arrumada – então é hora de colocar para fora o que sente.
6. Tempestade em copo d’água
O que era para ser um probleminha do dia a dia, toma proporções épicas. Da mesma forma, até uma topada na quina da parede é motivo para um palavreado digno de Dercy Gonçalves…
Avalie também a época do mês em que isso está acontecendo, pois muitas de nós podem ficar mais sensíveis no período pré menstrual. De qualquer forma, conversar é sempre válido.
7. Dormir se tornou um problema
Seja com muito sono, o dia inteiro – inclusive na frente do computador, ou a falta dele, certamente é um indicativo de perigo. Se você nunca teve problemas com o sono, é importante estar atenta a isso.
Claro que muitos desses sintomas são característicos de muitas outras condições, mas se você chegou aqui, é porque realmente sente que precisa desabafar. Então, procure conversar com suas pessoas queridas e de confiança. Se estiver complicado, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que tem uma equipe pronta para te ouvir.
Leia também:
Preciso conversar, mas não tenho com quem falar o que sinto