Algumas vezes é preciso conversar, outras silenciar. Saiba a hora certa e como fazer isso
Tem vez que você diz em pensamento “preciso conversar”, mas não pode confiar em qualquer um. Seja por motivos profissionais ou pessoais, as vezes parece que há uma barreira que impede o desabafar, duro e verdadeiro. Isso faz com que, mesmo em meio a dezenas de pessoas, muitas mulheres se sintam sozinhas.
Mas tem hora em que o peito parece que vai explodir e você precisa falar com alguém… como fazer isso da forma certa? Veja algumas dicas que podem te ajudar:
Por que preciso conversar?
Que sentimento é esse que quase sufoca, que precisa sair a todo custo? Pare um minutinho para pensar sobre isso… o que deu origem a ele? Foi alguma coisa que aconteceu, uma palavra, um olhar?
Entenda o que motivou o sentimento e você vai poder conversar melhor sobre isso. Então, se tiver um tempinho, anote em um papel o pensamento, o que sentiu e se teve alguma reação física. Por exemplo, acelerar o coração, calafrios ou boca seca.
Quem pode me ouvir?
Infelizmente, nem todo mundo quer seu bem. E entre aqueles que são mais confiáveis, tem sempre alguém que não deve ouvir o que você tem para desabafar.
Ou ainda, tem aqueles que podem, mas estão tão sobrecarregados, que você evita. Além é claro de inúmeras outras coisas que podem complicar a comunicação.
Assim, escolha com sabedoria quem merece – e vai entender – o que você tem a dizer, sem julgamentos e com empatia.
Qual é o momento certo?
Seja no meio de uma festa barulhenta ou no cafezinho do escritório, há sempre a chance de alguém atrapalhar o momento. Além disso, pode ser que você ou a pessoa com quem está conversando, fique emotiva.
Então, escolha um lugar adequado para conversar, com tranquilidade e menores chances de interrupção. Além disso, evite aqueles dias em que se sente mais ansiosa para assuntos mais sérios, deixando esses para os desabafos e conversas leves.
Visite um psicólogo de confiança
Por mais que desabafar seja bom, as vezes o que você precisa é de alguém que te ajude a achar o caminho. Para isso, você pode contar com a ajuda de um psicólogo, que certamente pode fazer a diferença na sua vida.
E em momentos em que o peso pareça impossível de carregar, conte com o CVV (ligue 188). Além do atendimento por telefone, eles têm também a opção de conversar online no chat. Você não está sozinha!
Converse com outras mulheres
Se você não se sente confortável – o não acha adequado – conversar com as pessoas do seu círculo, há outra opção. Você pode ir ao nosso fórum, com um apelido (e não o seu nome) para falar sobre qualquer coisa que te incomode – ou mexe de qualquer outra forma.
Sempre vai ter alguém para te ouvir e as vezes, até responder. Vale a pena também ler o que outras mulheres têm a dizer e, quem sabe, ajudá-las, compartilhando suas experiências.
Se você contribuir para a felicidade de outras pessoas, encontrará a verdadeira meta, o verdadeiro sentido da vida.
Dalai Lama