Conheça o legado da jogadora Marta, muito além dos gramados
É muito provável que você já conheça a jogadora Marta Silva por seus recordes no futebol, além de ser um símbolo do futebol feminino e inspiração para muitas garotas. Porém, o que também surpreende é o seu importante papel também fora dos gramados, com a força que ela demonstra para defender seus ideais e pelo modelo que ela se tornou.
De origem muito humilde, ela só pôde entrar na escola aos 9 anos. Sua mãe, trabalhadora incansável, a deixava com sua avó para poder ganhar a vida. Certamente, foi ali onde a paixão pelo futebol nasceu. Enquanto seus primos jogavam bola com a pequena Marta, não imaginavam quem ela iria se tornar.
Mergulhe na história dessa mulher fascinante e descubra suas conquistas, garra e principalmente, seu legado. Para isso, veja quem é Marta como jogadora e quem ela é também como figura pública fora dos gramados.
Carreira profissional
Marta se revelou no CSA, time alagoano, porém seu grande destaque teve início no Santos. Desde então, atuou em times dos Estados Unidos e da Europa e hoje defende o Orlando Pride. Mesmo ganhando títulos pelos clubes que defendeu, o maior destaque para Marta é sua participação frequente como a grande estrela da Seleção Brasileira.
É a maior artilheira da Copa do Mundo de Futebol Feminino, com 17 gols. Inclusive, o 17° gol foi marcado contra a Itália, em um duelo muito importante na fase de grupos. Vale destacar que a seleção brasileira ganhou aquele confronto, exatamente por 1×0, com o gol da Marta. Além disso, tem muitos outros marcos impressionantes:
- É a maior artilheira da seleção brasileira com 110 gols, superando a marca de Pelé que teve 95 gols;
- Dentre outros recordes, é também a única pessoa a marcar gol em 5 edições diferentes da Copa do Mundo;
- Foi 6 vezes a melhor jogadora do mundo;
- Inclusive, 5 dessas 6 vezes foram consecutivas, feito que nenhum outra (o) futebolista conseguiu.
Marta Vieira além dos gramados
Além de ser uma jogadora incrível e referência no futebol, Marta também assume um papel importante fora dos gramados. Primeiro de tudo, ela foi eleita em 2009 como um dos 100 brasileiros mais influentes do ano, pela revista Época. Um marco e tanto, não somente para a área dos esportes, mas principalmente para as mulheres como um todo.
Além disso, ela sempre defende o papel da mulher e seu direito de ser ela mesma e trabalhar no que ama. Por exemplo, na Copa do Mundo de 2019, Marta jogou de batom vermelho, para dar o exemplo e mostrar que pode sim, ser a melhor jogadora do mundo e caprichar na make. Vencedora, feminina, ótima profissional e exemplo.
A ONU também escolheu Marta Vieira como uma das suas 15 personalidades na luta pelas mulheres, no ano de 2019, quando fazia parte do plantel da seleção feminina dos EUA. Nessa lista, ela apareceu em sétimo lugar, estando junto de outras personalidades que marcaram o ano com seus ideais e atitudes.
Mesmo assim, o maior contributo de Marta Vieira é o seu próprio legado. Afinal, com suas atitudes, humildade, persistência e resultados, ela serve como exemplo para milhares de garotas que querem avançar no esporte. Aliás, em qualquer outra área predominantemente formada por homens. Portanto, ela não é apenas uma jogadora de futebol, mas uma inspiração que atua para maior visibilidade das mulheres, mostrando que seu lugar é onde quiser.
Aqui é a Fernanda Lima , gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.