Pular para o conteúdo
Início » Saúde » Sintomas de ansiedade: 7 sinais mais comuns

Sintomas de ansiedade: 7 sinais mais comuns

Entenda o que é e identifique os sintomas de ansiedade

Você consegue reconhecer os sintomas de ansiedade? Provavelmente você já deve ter ficado ansiosa sem perceber o seu estado emocional. Isso porque ela é uma reação a algum pensamento ou estímulo externo, com o intuito de antecipar algum risco. Dessa forma, resulta em um estado de angústia.

A ansiedade pode surgir em diversos momentos, então, é muito importante reconhecer a sua origem. Para que você consiga perceber de onde ela vem, veja esses 7 sintomas de ansiedade. Assim, vai poder identificar quando você, um amigo ou familiar estiver passando por esse processo.

7 sintomas de ansiedade

Segundo a Terapia Cognitivo-Comportamental, uma situação gera um pensamento rápido sobre o contexto envolvido. Consequentemente, pode-se ter 3 reações: emocional, comportamental e fisiológica. No quadro da ansiedade, ela poderá se manifestar por esses 3 meios, como você verá nos 7 sintomas abaixo.

1. Falta de ar

Além de uma sensação de pressão sobre o peito e peso para respirar, pode aparecer também uma respiração ofegante. Esse pode ser um sintoma de ansiedade, sendo um momento perfeito para você tentar fazer respiração consciente. Assim como na meditação, ajuda a organizar os pensamentos, se acalmar e reagir positivamente em seguida.

2. Tremores

Tremores nas mãos ou no corpo podem indicar ansiedade. Claro que há outros fatores, como por exemplo, falta de vitaminas. Porém, como você já viu, o estado ansioso pode também aparecer por meios fisiológicos. Ou seja, é sempre bom analisar essa possibilidade, apesar de outros fatores causarem o sintoma. Em outras palavras, o ideal é procurar ajuda médica para dar o tratamento adequado.

3. Esgotamento e sintomas de ansiedade

Infelizmente, as pessoas não associam o cansaço com ansiedade. Mas sabe quando você sente que não consegue pensar em mais nada? Ou então quando percebe que está mentalmente exausta. Além disso, fica com vários pensamentos ao mesmo tempo? Esses podem ser sintomas de ansiedade! Isso porque ela gera um estado de cansaço ou confusão mental que atrapalha a organização do indivíduo, consequentemente, resulta em esgotamento.

4. Dificuldades para dormir

Muitas vezes, ao tentar dormir, a mente começa a se perder em pensamentos. Eles não são sempre catastróficos, o que é bom. Por outro lado, podem ser uma série de probabilidades para situações diversas, sempre muito intensos. Isso é um indício de ansiedade para alguma situação específica. Dessa forma, é importante perceber que situação está gerando esse estado, para poder se acalmar.

5. Sudorese

Já esteve em um ambiente com outras pessoas e começou a suar muito? Isso pode ser um dos sintomas da ansiedade, aliás, um dos mais populares. Tanto que é retratado em diversos filmes e livros. Nesse momento, lembre de analisar outros fatores, já que às vezes o lugar pode ser abafado ou com muita gente. Consequentemente, isso leva a pessoa a transpirar mais. Porém, se for realmente a ansiedade, se afaste um pouquinho e respire.

6. Tontura

Embora a tontura esteja relacionada a diversas causas, ela também pode ser uma consequência da ansiedade. Escurecimento da visão e vertigem são bem característicos. Com a desorganização do pensamento e acompanhada por outros sintomas, ela é fácil de ser identificada. Porém, é fundamental que você procure por orientação médica se isso acontecer com certa frequência, ok?

7. Coração acelerado

Pode acontecer de seus batimentos cardíacos ficarem muito acelerados sem que tenha feito esforço físico. Então atenção, pois esse pode ser um dos principais sintomas de ansiedade. Esse sinal geralmente é acompanhado pela falta de ar, sendo os dois juntos fortes indicadores do estado ansioso.

Se você percebeu que está com alguns desses sinais no seu dia a dia, procure alguém para desabafar e encontrar uma solução. Desde amigos, familiares, o CVV e até profissionais, o importante é não ficar guardando isso sozinha. Fique a vontade para conversar no nosso fórum, estamos aqui para nos apoiar e crescer juntas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *