Pular para o conteúdo
Início » Saúde » O que nunca te contaram sobre não ter vergonha

O que nunca te contaram sobre não ter vergonha

Será que a ideia geral sobre não ter vergonha é o melhor para você? Reflita

Não ter vergonha é impossível, já que ela é uma emoção básica do ser humano. Porém, se o problema é sentir vergonha com muita frequência, a ponto de atrapalhar as suas interações sociais, provavelmente você quer lidar com a timidez. Essa que não é um caso clínico, mas que atrapalha muitas pessoas…

Primeiro de tudo, esse não será um texto acadêmico sobre a timidez e sim um bate papo entre nós. Então, esse é um espaço para pensarmos como essa característica, presente em tantas pessoas, influencia na sua vida. Por isso, embarque nessas três reflexões e analise se você já pensava assim antes. Claro, participe da conversa deixando sua opinião!

Sobre não ter vergonha

A sociedade provavelmente não te contou que é impossível não ter vergonha, não foi? Afinal, com pressão por produtividade e resultados, as pessoas querem vender uma fórmula mágica inexistente para todas as coisas. Então, vamos refletir sobre alguns aspectos acerca da timidez e veja como abordaram esse tema com você.

1. Não se pressione

É comum que muitas pessoas que apresentam vergonha constantemente se pressionem para tentar não demonstrá-la. Até certa medida é importante ter vontade de mudar, mas se essa motivação for por pressão excessiva, é possível que isso apenas atrapalhe seu progresso. Afinal, isso só vai aumentar a autocrítica, com chances de agravar a situação, se não estiver à vontade para falar.

Por isso, pressionar-se demais para não sentir vergonha apenas irá despertar crenças subjacentes rígidas sobre você. Por exemplo, regras muito rígidas e suposições de fracasso. Então, evite reprimir reações de vergonha em momentos de timidez, pois a aceitação dessa característica vai facilitar no seu desenvolvimento e melhores interações sociais.

2. Interações sociais são adaptáveis

Embora ter vergonha para falar seja uma emoção natural da espécie humana, se ela estiver presente em exagero em interações sociais, pode ser prejudicial. Dessa forma, não se pode negar que aprender a lidar com a vergonha decorrente da timidez é muito vantajoso para interações sociais.

Porém, vale lembrar que essas interações são adaptáveis. Desse modo, apesar de existirem técnicas de persuasão e fatores semelhantes que influenciam em interações. Em outras palavras, você não precisa se adequar a um manual para interagir com outras pessoas. Às vezes, demonstrar alguma reação de vergonha pode até ser bem vista como uma maneira de se expressar com naturalidade.

3. Tenha paciência

Esse tópico está relacionado com o de não se pressionar e sim encontrar formas e razões para vencer a timidez. Isso mostra que é importante não se apressar com medidas para reduzir a frequência da expressão dessa emoção. Apesar de a timidez não ser um caso clínico, você poderá procurar um psicólogo ou outro profissional com formação adequada para auxiliar na adequação dessa característica.

Afinal, todas as pessoas possuem algum grau de timidez, mas se você sente que te atrapalha frequentemente, a procura por esse profissional pode ajudar. Muitas vezes, reações frequentes de vergonha em interações sociais podem demonstrar algumas concepções suas acerca de si, como inseguranças que podem ser trabalhadas por você, juntamente com esse especialista.

Então, pare e pense um pouquinho: em quais situações eu tento não ter vergonha? O que me vem à mente? De que forma eu tento fazer isso? Deixe suas melhores dicas nos comentários e ajude outras mulheres com esse desafio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *