Entenda o que fazer para compartilhar ideias de forma a ser ouvida de verdade, seja na sua casa, em eventos ou trabalho.
Compartilhar ideias pode ser simples
Aprender a forma certa de compartilhar ideias pode fazer toda a diferença. Isso porque, não é apenas uma forma de expor o que você pensa. Na realidade, ajuda a tornar toda a comunicação mais fluída, consequentemente, com melhores resultados.
Quando você consegue passar suas ideias com maior clareza e objetividade, facilita muito a comunicação. Mas será que é só isso mesmo? Veja mais alguns modos de fazer isso, de forma simples e eficaz.
9 dicas de como compartilhar ideias
Nem sempre é fácil dizer o que pensa e muitas pessoas acabam criando um certo bloqueio. Porém, apesar de ser comum, não é nada legal. Se você passa por isso, sabe bem o que é ficar se remoendo depois que a oportunidade passa.
Mas não se preocupe, com essas dicas, vai ficar mais fácil ter segurança para compartilhar ideias e projetos, te ajudando até a conseguir progredir mais rapidamente na sua carreira. Veja quais são e depois diga qual foi a sua favorita.
1. Torne a ideia mais pessoal
Comunicar é pedir licença para entrar no mundo do outro e levar suas ideias até ele. É também querer e saber ouvir, principalmente o que diverge.
Mas é muito mais fácil dar ouvidos a novas ideias e projetos, quando a fala está de acordo com seus princípios.
Então, faça com que sua ideia ou projeto seja mais tangível para a pessoa do outro lado, reconhecendo suas particularidades.
Ou seja, use analogias e outras técnicas que aproximem seu pensamento aos gostos do ouvinte.
Por exemplo, usar futebol e trabalho em equipe (exemplo batido, verdade, mas ilustra bem não é?).
2. Faça com que todos participem
Ao invés de simplesmente lançar uma ideia solta, que tal fazer com que as pessoas se sintam parte dela?
Diga o início do raciocínio e vá dialogando, ouvindo e direcionando a conversa para chegar próximo da sua ideia, aperfeiçoando com cada contribuição.
Através de uma elaboração colaborativa da ideia, se pode chegar mais longe e é garantia de que vão querer ouvir e participar.
Esteja preparada inclusive para mudar a sua ideia original. Quando se pratica a escuta ativa e se dá espaço à opinião do outro, só se tem a ganhar.
Isso porque, o caminho pode ser diferente do que você traçou, resultando em uma ideia ainda melhor, aprimorada e matadora. Riscos da boa comunicação.
3. Escolha a hora e local
Não adianta tentar discutir uma ideia para a igreja em uma balada, ao som do bregafunk. Tudo tem hora, inclusive para compartilhar ideias. E não estou dizendo para deixar somente para o horário comercial ou em reuniões, mas sim escolher o momento adequado. Ele pode ser inclusive a hora do cafezinho ou então depois de uma reunião que deixou o time com o astral elevado.
Escolha então um momento adequado, onde a pessoa esteja mais apta a realmente te escutar. Evite também os horários da correria, seja final de expediente, hora do almoço, de buscar as crianças na escola e afins, já que a atenção e disposição em te escutar estarão muito reduzidas. Quer uma ideia interessante? Comenta primeiro que quer trocar umas ideias sobre o tema e marca um horário, se funcionar bem para sua realidade.
4. Esteja aberta a novas ideias
Se você quer ser ouvida, precisa saber ouvir também!
Sabe aquela pessoa que tem um histórico de mente fechada, que não ouve a ninguém e rebate qualquer ideia? Então, vai ser mais difícil que as pessoas queiram ouvir suas ideias.
Afinal, as ideias delas já foram rejeitadas tantas vezes que essa pessoa acaba até mesmo se tornando malvista.
Incentive um ambiente onde as ideias são sempre bem vindas, de todos, a qualquer hora. Crie canais de comunicação para essa troca de insights, como um mural de brainstorming, por exemplo.
E o mais importante: ouça. De verdade, com atenção e dando valor ao que se diz. Assim, quando for compartilhar suas ideias, a cultura já estará instalada e tudo será mais fácil.
5. Seja clara e transparente
Vamos combinar que não tem nada mais chato do que gente prolixa… para isso já temos os debates presidenciais. Brincadeiras (ou não) à parte, é fundamental saber como passar sua ideia, sem ficar dando voltas em um único tema. Manter uma fala prolixa e rebuscada, pode levar a alguns problemas para passar a sua ideia:
- Falta de atenção de quem está – ou deveria estar – te ouvindo
- Perda da linha de raciocínio, tanto de quem ouve quanto a sua própria
- Maiores chances de ter a conversa cortada antes de chegar ao ponto esperado
- Menor credibilidade ao que se está dizendo
Por isso, tente ir direto mais ao ponto, deixando bem clara a sua lógica por trás da ideia. Então, pode começar a desenvolver um pouco mais a ideia e seus aspectos mais indiretos, se houver espaço para isso. Além disso, é fundamental falar de forma clara e transparente, com um desenho bem feito da sua ideia. Essa combinação vai te ajudar a prender a atenção e ter sua ideia absorvida de fato.
6. Ouça as opiniões divergentes
Sabia que nem todo mundo vai concordar com suas ideias? Claro que podem ser fantásticas, mas existem diferentes pontos de vista. Mas saiba que estes e suas ideias podem até ser complementares.
Ao passar sua opinião ou ideia acerca de um projeto ou situação, busque olhar pelo foco do seu interlocutor também. Quem sabe se, ao ouvir a opinião do outro, sua ideia não se torne ainda melhor?
Dê uma chance à técnica de ouvir, processar e construir junto e veja o que acontece. Quando você se abre ao que é diferente, novo e até divergente, mostra que é interessante compartilhar ideias contigo.
Isso leva a uma maior predisposição do outro para te ouvir também, quando você quiser compartilhar o que pensa. Claro que esse não é o foco, mas ajuda muito no processo de comunicação.
7. Aprimore seus inputs
Quer convencer alguém de que sua ideia é realmente interessante? Então enriqueça o seu acervo.
Ter um bom repertório, vai te ajudar a falar melhor, ter ideias interessantes para fazer metáforas ou analogias e te levar para perto do seu público.
Recicle suas ideias, esteja sempre em transformação. Saia da sua zona de conforto e procure em estilos diferentes, coisas boas e interessantes para você.
Leia sobre temas que normalmente não escolheria, mas que te agradam. Ouça diferentes estilos de música, converse abertamente com várias gerações – sem julgar e procure se renovar sempre.
Dessa forma, você vai saber se expressar melhor em todas as situações, inclusive ao passar o que pensa.
8. Tenha empatia ao compartilhar ideias
Quando for passar uma mensagem, seja ela oral ou escrita, se coloque no lugar da pessoa que irá recebê-la. Procure olhar por sua ótica e entender quais são os melhores caminhos para chegar até sua atenção. Para isso, procure entender suas realidades, seja na empresa, em casa, seus papéis sociais e outros fatores. Então, pense qual seria a melhor forma de se comunicar e ter um melhor resultado.
Vale lembrar que essa empatia deve ser trabalhada, não apenas para conseguir passar melhor sua mensagem e ser ouvida de fato, mas também para não ferir o outro. Algumas vezes, há situações na vida que podem levar a momentos mais delicados, seja uma doença, uma situação em casa e afins. Então, entender que o outro pode não estar bem, é importante para que você possa ajudar, crescendo juntes.
Outro ponto importante a se avaliar é o momento adequado para compartilhar sua ideia e até mesmo, se a ideia é pertinente à situação. Na dúvida, bom senso e empatia são sempre a chave para passar ideias adequadamente.
9. Comemore as pequenas vitórias
Se você tinha dificuldades em passar suas ideias e agora já conseguiu dar mais um passo, comemore! Mesmo que não tenha sido perfeito, já foi melhor que antes. E tenha em mente que a próxima vez será ainda mais fácil.
E dica extra! Aproveite os amigos e familiares para compartilhar ideias triviais, o máximo que puder. Assim, você cria o hábito e vai deixar tudo mais fácil na hora que precisar fazer isso “sério”.
Ah, e se lembre: você não precisa ser perfeita, ninguém é 🙂 Se achar que a perfeição é o caminho, leia esse tweet e se inspire!
*A tradução está logo abaixo
ight.
I dunno exactly how to tell you this
but
You’re not perfect.
You never will be.
You keep growing and messing up and learning
And today’s f**kup becomes a turning point once you survive it and see it behind you
You leave perfect in the DUST, love, you keep going— Lin-Manuel Miranda (@Lin_Manuel) June 13, 2018
“Eu não sei exatamente como te dizer isso, mas… Você não é perfeita, nunca será. Você continua crescendo, bagunçando e aprendendo. E a M&rd@ de hoje se torna um ponto de virada, uma vez que você sobrevive e vê isso lá no passado. Deixe a perfeição na poeira, amor, continue caminhando”
Lin-Manuel Miranda
Leia também:
Você se sente à vontade para falar?
Pingback: Desabafar e reclamar: diferença, vantagens e desvantagens - Fala Mulher!