Pular para o conteúdo
Início » Carreira » Qual profissão combina comigo? Saiba como descobrir

Qual profissão combina comigo? Saiba como descobrir

É difícil saber qual profissão escolher, até mesmo depois de adultas. Eu mesma já mudei tantas vezes… sempre me perguntava ‘qual profissão combina comigo?’ e a resposta nunca era direta. Hoje eu me encontrei como escritora técnica, depois de trilhar por várias áreas da escrita, e amo o que faço.

Mas com você, o processo pode ser bem mais simples, adotando um método prático e eficaz para te ajudar a decidir qual profissão escolher. São apenas 7 passos, que vão requerer um pouquinho de tempo, pesquisa e uma hora do seu dia, mas te garanto que vai valer a pena. Acompanhe!

A profissão não é uma escolha definitiva

Primeiro de tudo, é importante lembrar que escolher uma profissão, não quer dizer necessariamente que você vá passar o resto da vida com ela.

Pode ser que você já não se sinta confortável nela com o tempo e decida fazer uma transição de carreira, e tudo bem! Pode também acontecer de mudar de ideia no meio da faculdade. Porém, se você escolher com calma, ponderando muito bem, há grandes chances de acertar na escolha da área.

Tirando todo esse peso dos seus ombros, vamos pensar qual é o objetivo de escolher uma profissão. Por mais que pareça boba, essa questão é fundamental, afinal, é a partir da sua escolha de carreira que seus sonhos vão se realizar.

Seja para fazer aquela viagem, se aposentar nas ilhas Maldivas, ter um filho, começar um negócio… tudo requer planejamento e dinheiro e ambos vêm do seu trabalho.

Então, agora que já sabemos a importância de escolher bem qual profissão seguir, vamos às dicas!

1. Respeite seu tempo

A primeira coisa a fazer é respeitar o tempo de processar seus sentimentos e pensamentos sobre carreira, ponderando muito bem antes de decidir. Nada de pressa ou fazer escolhas por impulso, você precisa respeitar o seu tempo e suas ideias.

Você tem tempo sim!


Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um relógio, tendo o fundo azul e rosa. Fala sobre ter seu tempo para escolher a profissão certa.

Muitas pessoas se jogam na armadilha do tempo.

Seja para dar uma desculpa, evitando assumir a responsabilidade da sua jornada por falta de tempo, ou achando que já não há mais tempo para mudar.

Em ambos os casos, te digo: dar desculpas não vai te levar até seu sonho, apenas o movimento, a decisão fará isso.

Mas faça isso a seu tempo, um passo de cada vez, evitando assim tomar decisões precipitadas.

Lembre-se, você tem todo o tempo do mundo, pode recomeçar a qualquer momento e isso é a única constante que temos na vida.

Então, reserve seu tempo, se conheça, escreva suas descobertas e escolha a profissão ideal para você.

2. Faça um autodiagnóstico

Entender como está a sua vida agora e onde quer chegar, vai te ajudar a encontrar uma direção. Para isso, é fundamental fazer um diagnóstico da sua realidade, deixando o cenário mais claro. Para isso, analise como estão a sua parte física, mental, emocional e crenças. Lembre de também entender qual é a sua missão de vida e os objetivos que planejou para o futuro.

Ou seja, é muito além de escolher qual profissão ganha mais. Você precisa alinhar essa escolha com sua realidade, seja ela a de agora ou a que pretende construir. Então, pondere sempre a razão com emoção e lembre-se de escolher algo que terá prazer em trabalhar, mesmo quando não for mais novidade e nas tarefas menos interessantes.

3. Agende uma consulta para fazer o teste vocacional

Essa é uma etapa opcional, mas se puder fazer, vai ajudar bastante. Não estou falando aqui daquelas inúmeras opções de teste vocacional online, mas sim de uma consulta com uma pessoa profissional em psicologia. Ela é especializada na área e vai abordar muito mais aspectos do que um teste de internet para saber a profissão, compreendendo a fundo suas dores, valores e anseios.

4. Escreva uma lista de profissões que não faria de forma alguma

Tem medo de agulha? Então esquece a enfermagem. Esse é o ponto, você pode ter algumas profissões com as quais não se identifica – e tudo bem. Faça uma lista dessas áreas ou carreiras, delimitando muito bem o que estaria fora de cogitação.

Avalie tudo com base nas suas vivências, aptidões, valores e crenças. Lembre-se de que, não importa qual profissão escolher, se você não se conhece o suficiente. Mas atenção! Se lembre de manter a mente sempre aberta a ideias que nunca tinham te ocorrido antes.

Se abra a novas ideias


Por mais que você tenha a suspeita de que uma determinada área não é para você, repense.

Nós somos criadas em um meio que não incentiva as meninas em muitas áreas, como ciências ou exatas.

Isso leva a um afastamento, mesmo que sejamos ótimas promessas para essas áreas, por vários motivos.

Atentas a detalhes, ótimas líderes, comunicativas, com raciocínio lógico e muita vontade de crescer.

Então lembre-se: você tem total capacidade de atuar em qualquer área e ser incrível nela, basta estudar e se aperfeiçoar a cada dia.

Já vislumbrou novas possibilidades? Então sigamos!

5. Faça a lista com suas 5 profissões favoritas

Agora você vai fazer uma lista simples, apenas citando as profissões que mais fazem sentido para você nesse momento. Ao lado de cada uma, escreva o porquê delas estarem lá, ou seja, o que te encanta e como você se vê trabalhando nelas.

Tente se limitar a cinco profissões e, se conseguir, ainda melhor se forem apenas três delas, facilitando a escolha. Dessa forma, a sua pesquisa será mais aprofundada e focada, ficando mais fácil também falar com pessoas que já trabalhem nessas áreas, sem dispersar tanto o esforço.

6. Veja como está o mercado para cada uma delas

Com sua lista em mãos, pesquise sobre a área, converse com profissionais conhecidos seus ou até mesmo na internet. O LinkedIn é uma boa forma de conhecer pessoas dessa profissão e trocar ideias, antes de se decidir. Teste! Você vai se surpreender com o quanto as pessoas são abertas a ajudar e compartilhar o que sabem.

Veja também quais são os cursos ou especializações necessárias para ter sucesso, bem como quais são as principais empresas da área. Depois, não custa nada dar uma olhada no Glassdoor, avaliando a qualidade dessas empresas e o salário médio do setor, vendo assim qual profissão ganha mais. Veja também se o mercado ainda tem chance de crescimento ou se já está saturando.

7. Avalie seus valores e veja qual se alinha mais

Pronto. Agora você já tem um panorama amplo do que gosta ou não e o que representa cada área. Chegou a hora de pegar aquela lista de valores, sua missão e todo o seu processo de planejamento de vida, e ver a resposta para sua questão: ‘qual profissão combina comigo?’.

Ainda está em dúvida? Faça um workshop, se inscreva em um curso online, leia sobre os temas e explore cada profissão. Aquela que você teve mais interesse e ânimo para se aprofundar, é provavelmente a melhor opção para sua vida.

Faça o teste e depois me conta o que achou do processo. Se tiver alguma dica a mais para compartilhar com a gente, deixe nos comentários. Sucesso no seu planejamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *