Home office: 11 dicas para ser mais produtiva e feliz

Agendas online, comunicação assíncrona, Gsuit e happy hour com colegas do mundo todo – esse é o home office. Saiba como tirar melhor proveito do trabalho a distância e ter mais tempo para suas atividades.

Gerencie melhor seu Home Office com life hacks

Muitas empresas descobriram durante a pandemia que o home office é uma alternativa altamente viável. Isso porque, além de reduzir custos, permite uma maior flexibilidade de tempo. Sem contar com a disponibilidade de contratar talentos em qualquer lugar do planeta.

Mas, será que dá para ter a mesma produtividade que no escritório? Certamente sim! Basta seguir esses hacks para ser mais produtiva e sobrar tempo para outras atividades.

11 hacks para home office

Quando você tem que trabalhar em um escritório, fora de casa, fica mais fácil se organizar. Porém, apesar das claras vantagens do home office, pode ser complicado deixar as coisas em dia. Mas não se preocupe porque esses hacks e dicas vão, não só aumentar sua produtividade, mas também sua qualidade de vida. Dá uma olhada!

1. Mantenha uma rotina básica

Da mesma forma que para trabalhar fora você tinha horário para acordar, almoçar e dormir, no home office também deve ser assim. Manter a rotina é fundamental para não misturar atividades da casa com o trabalho remunerado. Além disso, vai ajudar a reduzir a ansiedade, já que vai conseguir se organizar e realizar as atividades necessárias.

2. Esqueça as redes

Celular no modo avião para aumentar a produtividade no home office.

A não ser que elas façam parte da sua rotina de trabalho, esqueça as redes sociais.

Mesmo que você costume dar pequenas pausas entre atividade, deixe o celular de lado. Busque um lanche saudável, um café… respire ar puro.

Então, liga o modo avião e foca no que está fazendo – é resultado garantido.

3. Xô pijama!

Se você levanta, toma café e senta para trabalhar, está reduzindo sua produtividade. Sabe por que? Porque seu cérebro associa o conforto do pijama à hora de descansar. Em outras palavras, vai faltar motivação, foco e a separação da ideia de casa e trabalho.

Quando acordar, já toma seu banho, coloca uma roupa confortável para o trabalho e se prepara – passa até aquele perfume. Você vai notar a diferença nos seus resultados.

4. Organização do home office

Mesa de home office com notebook, luminária, vaso com flores, caderno, óculos e outros objetos.

Ok, ninguém está julgando a situação da sua mesa de trabalho, mas tudo tem limite. Nada de deixar copos sujos, papeis amassados ou até tarefa/desenho das crianças no seu espaço de trabalho. Também é interessante evitar colocar muitos elementos de decoração, para não criar distração. Use o necessário para deixar seu cantinho produtivo e aconchegante.

5. Pausa para o cafezinho

Se você ainda não conhece a técnica do Pomodoro, dá uma olhada. Ela consiste basicamente em programar um tempo de foco total de trabalho seguido de uma pausa. Cada pessoa tem seu ritmo, mas você pode começar testando uma hora de produção para 10 minutos de descanso. Aproveite para tomar um chá ou contemplar a natureza.

6. Foque em pequenas tarefas

Lista de tarefas para aumentar produtividade no home office

Divida suas atividades do dia em pequenas tarefas e foque em uma de cada vez.

Assim, você consegue perceber sua evolução e organizar as ações.

Uma ferramenta incrível para isso é o Notion, que te ajuda a organizar todas as partes da sua rotina.

Isso ajuda principalmente àquelas mulheres que têm que se dividir entre o cuidado com a casa, os filhos, o estudo e o trabalho.

7. Cuide dos equipamentos

Na correria, é bem comum que se esqueça de fazer a manutenção preventiva dos seus equipamentos de trabalho. Então, sempre dê aquela limpada boa no seu notebook – por dentro (o CCleaner é uma boa opção) e por fora. Também confira se as câmeras, microfones, fones de ouvido e internet estão ok. Verifique qualquer mal contato nos cabos e certifique-se de que está tudo em ordem.

8. Home office é para trabalho

Mulher escrevendo em um papel pequeno preso à janela.

Nada de ensinar a tarefa de casa para as crianças ou assistir um episódio da sua série favorita. O home office deve ser utilizado somente para trabalho. Isso porque você vai condicionar sua mente a focar nessa atividade, quando estiver nesse espaço. Consequentemente, vai conseguir ter maior foco e produtividade.

9. Just in time

Não adianta fazer um cronograma super apertado, pois em home office sempre há alguma interferência. Mas é importante ter um planejamento das atividades, sempre com a devida flexibilidade. Mas atenção, pois reuniões e prazos de entrega são pontos de foco e não podem ser flexibilizados. Então, divida bem as horas de trabalho e procure aumentar a produtividade no home office.

10. Cuide dos seus olhos

A não ser que esteja trabalhando com edição de imagens e vídeos e precise de maior precisão de cor, evite usar a tela com muito brilho. Além disso, é interessante colocar uma película de proteção ou mesmo ativar o sistema que reduz a luz azul emitida pela tela. Assim, a medida em que o final do dia chega, sua visão e até o sono não vão ser tão prejudicados.

11. Não esqueça o networking

Reunião em equipe no computador em trabalho remoto.

Por mais que você esteja trabalhando em sistema de home office, não deixe de interagir com seus colegas.

Deixe a vergonha de lado e interaja. Não apenas para assuntos de trabalho, mas também criar maior laço e proximidade.

Para isso, em casos onde não há como se reunir, podem apostar em happy hour virtual e cultivar a proximidade da forma que for mais conveniente.

O trabalho assíncrono é a nova tendência e veio para ficar. Saber organizar seu tempo é fundamental para ter os melhores resultados e certamente essas dicas vão te ajudar. Conhece mais algum hack de produtividade para compartilhar com a gente? Deixa nos comentários… e aproveita para compartilhar com aquele pessoal que ainda tenta impor o trabalho presencial para todas as pessoas colaboradoras.

Bráulio Oliveira

Graduando em Psicologia na Uporto e escritor, procuro trazer as melhores informações, sempre com foco no crescimento e desenvolvimentos das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *