Muita gente não sabe que ter uma missão pode ajudar – e muito – na vida
Ter uma missão na vida é fazer uma declaração de propósito, se comprometer consigo e com o mundo. Mas para elaborar a sua, é preciso pensar bastante. Não é simples, mas absolutamente possível. Aliás, uma coisa fundamental para a se lembrar: você não encontra a sua missão. Na verdade, você a cria, com base no que é realmente importante na sua vida.
E existe um processo para isso, que envolve introspecção e planejamento. Isso porque é através dela que você vai expressar seus valores e aspirações mais significativos. Ou seja, sem isso, qualquer caminho é caminho, já que não se vai chegar a lugar algum. E sabe o melhor? Ter uma missão pode ser a diferença entre um problema e a solução na sua vida. Veja o porquê.
Aumento da satisfação na vida
Segundo o estudo publicado na revista científica The Journal of Positive Psycology, ter um propósito de vida está ligado ao aumento da satisfação. E isso acontece em todas as fases, desde a infância até depois de adulta. Consequentemente, pode ser a solução para a sensação de desânimo e sensação de vazio. Além disso, ajuda a aumentar a sua sensação de felicidade.
Maior força de vontade
De acordo com a pesquisa divulgada no The Cientific World, a missão ajuda a crescer na vida. Isso porque, a partir dela, a pessoa “obtém um forte sentimento de direção no desenvolvimento pessoal e uma motivação para lutar contra os obstáculos internos”. Então, é uma boa forma de se motivar a conquistar seus objetivos. Nada melhor do que acordar sabendo que é mais um dia em prol do seu propósito.
Melhor qualidade de vida
O mesmo estudo afirma que ter uma missão de vida ajuda a aumentar a qualidade de vida. Isso é até bem óbvio, já que você vai passar a fazer escolhas com base nela. Assim, decisões de momento são menos frequentes, trazendo menos problemas para sua vida. Além disso, quando você vive de acordo com sua missão, naturalmente vai cuidar melhor de si, conquistando mais tranquilidade e paz.
Ter uma missão também na saúde
Ao cuidar de si, não se está falando somente do aspecto psicológico. Também suas escolhas alimentares e de hábitos serão constantemente repensadas. Então, quando você decide ter uma missão, ela reflete também na sua saúde. Boa alimentação, atividades físicas e hábitos saudáveis são como uma escada que te leva ao resultado esperado. Outra solução que certamente você não imaginava, certo?
Ser mais resiliente diante das dificuldades
O mesmo estudo aponta que “perseguir a missão de sua vida costuma ser muito difícil e muitas frustrações são vividas pelo caminho”. Porém, isso não é necessariamente uma coisa ruim, já que ajuda a se transformar e adaptar. Como resultado, você se torna mais resiliente. Além disso, fica mais consciente de que, se agir de acordo com o que foi determinado e se moldar às novidades, vai cumprir sua missão.
Descobrir novos talentos escondidos
De acordo com os pesquisadores, quando a frustração pela espera e mudanças na jornada aparece, “somos induzidos a mudar de uma intenção e talento para outro que melhor nos permite nos adaptar e sobreviver. Assim, nos fixamos em um curso que traz à tona um talento secundário ou terciário”. Consequentemente, passa a se conhecer cada vez mais e desenvolver habilidades antes desconhecidas.
Ter uma missão ajuda a focar
Andy Andrews, escritor best seller e palestrante, afirma que “uma declaração de missão pessoal cria limites que permitem que você jogue, crie e negocie livremente. Tudo o que você faz – seus investimentos de tempo, dinheiro e relacionamentos – deve se enquadrar nos limites dessa declaração de missão”. Em outras palavras, te ajuda a focar no que te faz bem e no que te traz resultado. Uma boa solução para grande parte dos problemas, concorda?
Leia também:
Pingback: Planejamento de vida: como fazer passo a passo - Fala Mulher!
Pingback: Deixar tudo para trás e crescer: carta da mulher para sua menina