Pular para o conteúdo
Início » Saúde » Relação saudável com a comida e consciência

Relação saudável com a comida e consciência

Como ter uma relação saudável com a alimentação e fazer escolhas conscientes

Entenda como ter uma relação saudável com sua alimentação e não cair na tentação do foco exagerado. Não é à toa que a expressão “confort food” pegou… tem como lembrar que casa de vó sem o cheiro que vinha da cozinha? A comida hoje é não apenas para nutrir, ela é prazer e emoção. Mas qual tem sido a sua relação com ela?

Comida e prazer: uma relação saudável?

Muitas pessoas vivem em luta constante contra a comida ou consumindo muito mais do que precisavam. Consequentemente, sofrem com distúrbios alimentares – como por exemplo, a anorexia e a bulimia.

Por outro lado, há também quem sofra com a baixa auto estima, seja por “falta ou excesso” de peso. Claro que não se pode deixar de lado questões de saúde, como a obesidade.

Veja então 5 dicas de como evitar esses comportamentos e ter uma vida mais saudável.

1. Nem tudo são regras

Não tente controlar a alimentação com centenas de regras a seguir. Ao invés disso, tenha uma relação saudável com ela, entendendo que é uma fonte de nutrição e sim – prazer também.

Deixe a culpa de lado e passe a desfrutar suas refeições de forma mais leve, sem contar pontos ou calorias – somente fazendo boas escolhas. Para isso, estude bastante para que serve cada alimento no seu corpo ou procure a ajuda de um nutricionista.

2. Faça escolhas conscientes

Certamente você já leu sobre todas as dietas possíveis, mas ainda acaba comprando comida por impulso. Isso acontece porque no meio de um mar de desinformação, você liga o f*%@$3 e deixa a vida te levar.

Não faça isso! Claro que não deve entrar em nenhuma paranoia alimentar, mas escolha seu alimento como você escolhe o combustível do seu carro. Você não vai colocar qualquer porcaria para fazer seu motor funcionar, certo?

3. Perceba o seu corpo

Se todas as vezes que você ingere lactose, fica se sentindo mal, não precisa nem dizer que deve reduzir. Claro que é importante procurar um médico e fazer os exames. Porém, basta prestar atenção a como seu corpo reage a cada alimento e você já vai ter o seu caminho para ter mais saúde e equilíbrio.

Dessa forma, passe a prestar atenção ao que te faz ficar com mais energia ao longo do dia. Também veja quais são os que deixam pele super inflamada ou radiante. Então, a partir disso, é só focar no que te faz bem e ter força de vontade para fazer as escolhas certas.

4. Coma com atenção

Quando você estiver comendo, coma! Deixe o celular, a televisão ou qualquer distração de lado. Isso porque, quando você come no modo automático, não dá para seu cérebro processar essa informação direito, levando muito mais tempo para dar a sensação de saciedade.

Opte por sentar à mesa e procure focar no seu prato. Além disso, mastigue bastante e saboreie o momento. Aproveite para agradecer a cada pessoa que participou do processo até que esse prato chegasse às suas mãos. Desde a plantação, colheita, preparação… muito esforço foi feito, seja grata.

5. Comida não é afeto

Compartilhar o momento da refeição já é reconhecido como um ato social. Mais que isso, a comida é usada como forma de demostrar afeto. Seja pela vozinha que prepara o bolo favorito dos netos ou a amiga que traz um chocolatinho nos dias de TPM.

Não que isso seja errado, mas você deve sempre analisar sua relação com a comida e se ela não está sendo usada como válvula de escape e recompensa. Mas lembre-se de que ninguém é perfeito e certamente tem muita gente que se bate em vários desses pontos.

O importante é estar sempre reinventando a sua forma de ver o mundo – o que inclui a alimentação também. Compartilhe suas angústias, alegrias e descobertas sobre esse mundo no nosso fórum! Saiba mais um pouquinho sobre esse importante tema.

1 comentário em “Relação saudável com a comida e consciência”

  1. Pingback: Home office: 11 dicas para ser mais produtiva e feliz - Fala Mulher!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *