Veja o que a ciência diz sobre ter objetivos na vida
Pode parecer bobagem, mas sim, ter objetivos pode fazer toda a diferença na sua vida. E quem afirma isso é a própria ciência! Diversos estudos explicam o porquê disso, mostrando que pode ser uma boa ideia a tal lista de início de ano. Mas é claro que pode ser em qualquer época, desde que você se sinta predisposta a isso.
A importância de se ter objetivos
Você sabia que a satisfação que você tem hoje pode estar ligada ao ter ou não objetivos? Pelo menos é o que afirma esse estudo, publicado na revista Springer Open. Os pesquisadores afirmam que “as teorias existentes e as descobertas empíricas sugerem que as metas de realização estão potencialmente relacionadas à satisfação com a vida”. Além disso, observaram que influencia na percepção do ser bem-sucedido e na reavaliação das emoções.
Outro estudo mostrou que as metas também são fundamentais para a produtividade. Os pesquisadores mostraram que “o estabelecimento de metas levou a uma maior melhoria geral do desempenho no trabalho”. Essa pesquisa também apresentou resultados semelhantes, porém voltados à prática de esportes. Nela, o grupo que tinha metas a perseguir, se tornou muito mais eficaz do que o sem objetivos.
Tudo isso é muito interessante, mas ter objetivos pode impactar em algo que todo mundo quer ter: a felicidade. Três pesquisadoras publicaram esse estudo, que conseguiu comprovar a relação entre ter objetivos e ser feliz. Segundo elas, “a congruência entre o alcance intrínseco da meta e a importância da meta aumenta nosso bem-estar”. Ou seja, quando você alcança metas realmente importantes para você, aumenta seu bem-estar e felicidade.
Qual é o impacto na sua vida
Como você pôde perceber, a própria ciência mostra o quão importante é ter objetivos na vida. Entre os fatores citados, estão a satisfação com sua vida, produtividade, comprometimento com resultados e é claro, felicidade. Em outras palavras, definir o que quer alcançar é um passo para ter mais qualidade de vida.
Quantas pessoas que você conhecem reclamam por não fazer o que querem? Seja por falta de tempo ou outros fatores, sempre há uma desculpa plausível. Mas quando se trata de um objetivo, as coisas ficam bem diferentes. Isso porque você passa a traçar a estratégia para alcançá-lo, encontrando tempo, reservando dinheiro e se motivando.
Mas ter objetivos não está relacionado somente com a qualidade de vida ou felicidade (somente?). Na realidade, isso pode – e deve – fazer parte de algo muito maior: a realização dos seus sonhos. Para que eles deixem de ser somente ideias apaixonadas sobre algo e passem para a realidade, você precisa planejar.
Qualquer planejamento de vida ou empresarial, depende de objetivos. E se lembre, nunca é tarde para fazer o que ama… basta um primeiro passo. Assista a essa maravilhosa palestra dada por Leena Munot, uma empreendedora e entusiasta de metas e objetivos.
Pingback: Objetivos de vida: como definir os que realmente funcionem - Fala Mulher!
Pingback: Missão, visão e valores pessoais: exemplos, o que são e como definir - Fala Mulher!
Pingback: Planejamento de vida: como fazer passo a passo - Fala Mulher!