RelacionamentoSaúde

Antes só que mal acompanhada: como ser feliz sozinha

“Antes só que mal acompanhada”. Quantas vezes você já ouviu essa frase? E não é a toa… entenda porque a solidão é a melhor companhia quando se está acompanhado, mas sozinho.

Porque o “antes só que mal acompanhada” é importante

Muita mulher se esquece de que é melhor estar sozinha e se submete a maus tratos físicos e psicológicos. Sejam parceiros ou amigos, se mantém em relações nada saudáveis. Isso porque tem medo de não ser aceita, precisa da aprovação do outro ou foi colocada numa caixa dourada das ilusões antigas.

A coisa é tão séria, que chega ao ponto de manterem um relacionamento romântico e amizade tóxicas, apesar de terem condições de sair. Isso vai drenando o ânimo, a energia e até mesmo a saúde.

Se você está passando por isso, entenda o porquê é melhor estar só do que mal acompanhada e aprenda como lidar com a solidão, transformando-a em solitude!

Ainda não conhece esse termo? Então veja como ele poderá mudar a sua concepção acerca de si e do mundo.

Relacionamentos tóxicos e desamparo

de·sam·pa·ro

estado daquilo que ou de quem se encontra abandonado, privado de ajuda material e/ou moral.

Existem relações em que o parceire age de forma dissimulada (ou direta) para que você se sinta mal e subjugada. Aliás, esse é um dos sinais claros de uma relação tóxica! Infelizmente, são muito mais frequentes do que você pode imaginar.

Nesses casos, ele não valoriza suas conquistas, coloca frequentemente a culpa em você, joga seu astral para baixo e muito mais. E saiba que isso pode acontecer também na amizade! Sabe aquela pessoa que você até gosta, mas sente que tem alguma coisa errada? Abre o olho.

Muitas vezes, a vítima tem medo de sair desse ciclo negativo e ficar sozinha, sentindo-se desamparada, sem desabafar com ninguém, vivendo uma ilusão de felicidade para as outras pessoas. A sensação de desamparo é tão séria que o próprio conceito surgiu de um experimento em psicologia.

Um rato era colocado em uma gaiola e levava choques frequentemente, de um modo que não pudesse escapar da situação. Quando ele finalmente poderia se livrar dos choques, ele já não achava que conseguiria e ficava prostrado, em total desamparo e desesperança.

Sempre há uma saída, basta olhar por outro ângulo

Sentiu alguma identificação? É porque o mesmo acontece com quem vive um relacionamento ruim ou tóxico. Pessoas acostumadas aos maus tratos e impossibilitadas de ver uma saída, habituam-se a uma relação tóxica achando que não existe escapatória.

Bem acompanhada, quando possível

Melhor sozinha que mal acompanhada

Uma companhia benéfica zela e torce sempre para o crescimento de ambos, pessoal ou profissionalmente, ao invés de jogar para baixo e torcer contra. Então, sempre que conseguir encontrar aquela pessoa incrível para compartilhar seu precioso tempo, aproveite.

Claro que em meio aos medos e desafios da mulher moderna, isso pode não ser de uma hora para a outra, mas quando encontrar esse tipo de amizade ou outros afetos, será muito especial.

Ela sabe o momento de dar espaço e tem boas intenções para com a outra pessoa

A partir do momento em que uma delas fica um tempo sozinha, há mais chances de que avalie as suas relações de amizade ou românticas, por isso o espaço pessoal é tão importante.

Na solitude, ela poderá por em ordem seus pensamentos e emoções acerca do que é estar em uma relação. Consequentemente, acaba alterando sua percepção para o futuro do relacionamento, que se torna ainda mais frutífero.

Isso leva a um crescimento pessoal e um resultado fantástico: deixa-se de ter a relação somente para preencher um vazio, mas pelo prazer de compartilhar momentos.

Solitude x Solidão: você é a sua melhor companhia

Você sabe a diferença desses termos tão parecidos? Na realidade, eles são quase opostos! Isso porque na solidão, o tempo sozinho é de sofrimento, como se a ausência do outro fosse um fardo.

Por outro lado, a solitude é um tempo especial e prazeroso, voltado para a sua saúde mental e até mesmo física, apenas com a sua presença.

Bons exemplos de solitude são aquele self care caprichado, assistir a um filme sozinha ou meditar em um tempo só para você. Você consegue lembrar qual foi o seu último momento de solitude?

Sabe quando é melhor só que mal acompanhada? Sempre, claro, mas principalmente naquela fase da vida que o social por si já não agrega tanto, é preciso qualidade. Se precisar, dê um tempo para si, para poder reavaliar quais são as companhias que te fazem bem ou não e aproveitar melhor seu potencial.

Afinal, não basta a pessoa estar do seu lado, mas ela não poderá ser uma força que te joga para baixo e sim uma mão amiga que te respeite exatamente como você é.

Você consegue ter esse tempo para suas atividades ou está presa em companhias que te drenam?

As vezes, a solidão é a melhor companhia, mas fique atenta se outras mulheres do seu meio não estão se sentindo sozinhas, é muito além de uma questão de sororidade, proteção e carinho. Mas se a sensação de estar só te incomoda, dá uma olhadinha no nosso infográfico e veja como lidar melhor com esse sentimento:

Resumindo a ópera…antes só que mal acompanhada (filme ou realidade). Se coloque no pedestal e nunca se encolha para caber na caixa vazia de ninguém. Concorda? Me diz aí o que pensa nos comentários e bora bater um papo gostoso sobre solitude. E lembre, você não está sozinha, se precisar de suporte, pode contar também com o chat do Centro de Valorização da Vida.

Bráulio Oliveira

Graduando em Psicologia na Uporto e escritor, procuro trazer as melhores informações, sempre com foco no crescimento e desenvolvimentos das pessoas.

One thought on “Antes só que mal acompanhada: como ser feliz sozinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *